O que é Tableless

Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para construção de layouts e diagramação de conteúdo na página. O W3C (World Wide Web Consortium – é a principal organização de padronização da World Wide Web) defende que as tags HTML deveriam sejam usadas para o propósito que foram criadas, sendo que tabelas (<table></table>) foi criadas para exibir dados tabulares e planilhas.

Para desenvolver um site usando tabelas muitos desenvolvedores abusam de recursos como criar tabelas com células possuindo elementos de imagens de um único pixel transparente apenas para manter a célula visível e forçar o layout da página. Desta forma o código torna-se totalmente incoerente se, comparado ao conteúdo do site apresentado. Muitos navegadores travam ou exibem incorretamente formatações usando tabelas.

Adotar o padrão Tableless de desenvolvimento também facilita a separação da camada de apresentação da aplicação para a folha de estilo CSS. Além disso, é possível diminuir a banda gasta no carregamento do site, primeiro por que um layout Tableless possui muito menos caracteres que um layout com tabelas e segundo, os navegadores modernos armazenam arquivos de CSS e de Javascript em cache, não sendo necessário recarrega-los ao mudar de página.

Vantagens

Se a maneira que o site será visualizado é guardado em um CSS (padrão Tableless) então o arquivo será cacheado após o primeiro acesso e todos os acessos seguintes não carregarão este arquivo, carregarão apenas o conteúdo (texto) do site. Quando se usa tabela, a apresentação das tabelas (tags como “tr” e “td”, imagens transparentes, atributos como “cellspacing” e “border”) são carregados todas as vezes que o usuário acessar o site.

Estando o estilo separado do arquivo HTML, facilita o trabalho do desenvolvedor ao mudar algo relacionado ao conteúdo, pois este deixa de ficar espalhado e dividido dentro de tabelas para estarem dentro de divs (<div></div>) que não trazem nenhuma informação de aparência. Caso ele deseje alterar o estilo, basta ir ao arquivo CSS e não precisará procurá-lo entre códigos e conteúdos que não tem relação com a aparência e apresentação do site.

Desvantagens

Para desenvolver usando o padrão tableless é necessário um aprofundamento muito maior em construção de páginas HTML, uso de tags e atributos HTML, CSS e estrutura DOM.

Conclusão

Em geral os argumentos em favor do Tableless e vantagens apresentadas são frutos das vantagens advindas da criação e uso de CSS. Adeptos do layout com tabelas também se beneficiam de todos os novos recursos do CSS moderno e argumentam que as práticas de construção de layout com tabelas tinham como objetivo superar limitações tecnológicas do antigo CSS.

Na Internet o termo acessibilidade é também uma das recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não. De certa forma, um site formatado na tecnologia Tableless corresponderia bem a alguma ferramenta de acessibilidade. Por exemplo, a visualização de um site em um celular. Se seu site tivesse o layout baseado em tabelas, a resposta do usuário provavelmente seria negativa.

Site em Tableless é atual e intelectual. Abuse da criatividade e se destaque na grande batalha do mercado de trabalho. O webdesign no Brasil está muito saturado.